DEFINIÇÃO 

GLOSSÁRIO

Retirado do site www.tecnica4x4.com.br

2 WD: Ou Two Wheel Drive, significa que o veículo tem tração em apenas duas rodas. Esta configuração equipa a grande maioria dos veículos, quando o sistema de tração é instalado na traseira ou dianteira.

4WD: Ou Four Wheel Drive, significa que o veículo tem tração nas quatro rodas. Esta configuração equipa todos os veículos 4x4, utilitários ou SUVs. Em alguns modelos se pode engatar a tração 4x4 a partir da roda livre, ou através de comando elétrico no painel do veículo. A maioria dos 4x4 tem tração permanente na traseira e opcional na dianteira, exceção para o Honda CVR que traciona normalmente na dianteira e aciona a traseira quando necessita de mais tração.

4X4 HI: Engatar a Tração 4x4 HI significa colocar o veículo com tração nas quatro rodas e em alta velocidade. Com esta configuração é possível rodar em velocidades normais, e normalmente é utilizada para estradas de terra e com baixo atrito.

4x4 LOW: Engatar a Tração 4x4 Low significa colocar o veículo com tração nas quatro rodas em baixa velocidade. Esta configuração é necessária para transpor a maioria dos obstáculos encontrados no off road, pois permite mais controle do veículo e muita força para vencer cada trecho mais radical.

6x6, 8x8: Configuração muito utilizada em caminhões militares e para serviços muito especiais. Os 6x6 tracionam com as seis rodas, e em certos casos podem tracionar somente em 6x4, quando somente as rodas traseiras oferecem tração. Já os veículos 8x8 são utilizados para transporte de mísseis e artefatos militares de combate. Em alguns modelos essa configuração possibilita a direção nos dois eixos dianteiros.

Active Trac: Sistema de tração 4x4 desenvolvido pela Mitsubishi, e que equipa os modelos Pajero. O equipamento permite o acionamento de 4x2 para 4x4 em velocidades de até 80 Km/h. Possui diferencial central que possibilita o deslocamento em qualquer tipo de terreno, seja liso ou com aderência plena (asfalto). Pode ainda ter o diferencial central bloqueado, para melhor distribuição de torque entre os dois diferenciais.

Altura Máxima: É a máxima altura do solo que o veículo possui. A medida pode ser feita a partir da parte mais baixa do veículo como o diferencial. A média entre os utilitários e SUVs é de 22cm. Como exemplo cito o Hummer que tem mais 40cm de altura máxima do solo.

Ângulo de Ataque: É o ângulo que determina a aptidão do veículo para abordar um degrau mais proeminente, sem bater componentes da suspensão ou pára-choque. Um bom veículo off road tem ângulo de ataque de no mínimo 30 graus.

Ângulo de saída: É o ângulo que determina a aptidão do veículo para sair de um obstáculo sem que partes como o pára-choque traseiro, bata no chão. A instalação de engates de reboque normalmente pioram o ângulo de saída. Um bom veículo off road tem ângulo de saída de no mínimo 30 graus.

Blocante de Diferencial: componente mecânico opcional que pode ser instalado no diferencial traseiro, o que é mais comum, no dianteiro, ou em ambos. A função e anular o efeito do diferencial, possibilitando que a transmissão envie torque igual para as duas rodas, o que facilita a abordagem de obstáculos mais radicais. Deve ser usado somente nessas situações, e sempre desligado quando se voltar a transitar normalmente em piso com atrito.

Caixa de Transferência: Situa-se ao lado da caixa de marchas e possibilita a transmissão de torque para o eixo dianteiro e traseiro.

Calço Hidráulico: É o pior problema que pode ocorrer a um 4x4. O motor aspira água pela entrada de ar e na tentativa de comprimir a água nos cilindros, danifica peças vitais como bielas, comando de válvula e até mesmo o bloco do motor. Para evitar esse desastre é fundamental a instalação de um snorkel, ou tomada de ar elevada.

Catarina: ver patesca.

Cinta: Normalmente de nylon, a cinta é um acessório útil em operações de ancoragem do veículo, pois permite a fixação do cabo de aço em uma árvore sem comprometer o tronco. Muitos desavisados prendem o cabo de aço direto na árvore, o que pode danificá-la ou até mesmo matá-la. A cinta também é muito útil para prender um cabo de aço em um veículo sem pontos de ancoragem, quando pode ser enrolada nas partes inferiores sem risco de danos no momento do resgate.

Command Trac: É outro sistema de tração 4x4 que a Chrysler desenvolveu para sua linha Jeep. Este modelo é o part-time 4WD, que significa que seu proprietário só deve utilizá-lo para tração 4x4, quando estiver trafegando em terrenos difíceis e que ofereçam deslizamento em curvas. A caixa também permite o acionamento para 4x4 em pleno deslocamento.

Control Trac: Tipo de tração integral 4x4 utilizado nos modelos da Ford, como o Explorer. A caixa conta com circuitos eletrônicos que detectam deslizamentos nos diferenciais, e equilibra o torque para a melhor situação de tração. É equipado com marchas reduzidas, quando tem seu diferencial central bloqueado. Pode ser utilizado em 4x2.

Diferencial Central: Componente que fica instalado na caixa de transferência e compensa, nas curvas, as diferenças de percurso do eixo dianteiro e traseiro. Pode ser bloqueado para travessia de obstáculos off road. Equipa todos os utilitários e SUVs com tração integral, como a linha Defender e Pajeros.

Diferencial: componente mecânico presente em todos os veículos, fica instalado no eixo e tem a função de compensar as distâncias percorridas entre as rodas em uma curva. Os veículos 4x4 tem dois diferenciais, um no eixo traseiro e outro no dianteiro.

Eixo Flutuante: Sistema de eixo traseiro que tem um sistema de rolamentos que sustenta o peso do veículo. Caso a ponta de eixo se quebre, o sistema mantém a roda no lugar, e é possível rodar com o veículo utilizando a tração dianteira.

Eixo Semi-Flutuante: Neste caso a ponta de eixo está conectada diretamente na roda. Se a ponta de eixo de quebrar, vai soltar a roda que cairá, deixando o veículo paralisado até a troca da ponte de eixo.

ETC - Electronic Traction Control: Este controle de tração foi desenvolvido pela Land Rover para equipar os Range Rovers. O monitoramento eletrônico das rodas traseiras, detecta se alguma delas começa a patinar, neste momento entra em ação o freio ABS, que paralisa a roda que está patinando e permite que o sistema envie torque à outra roda que tem condições de tracionar o veículo. É um recurso semelhante ao Selec Traction da Gurgel só que mais "fashion" e moderninho.

ETS - Electronic Traction System: Similar ao modelo da Land Rover, foi desenhado pela Mercedes para equipar os modelos da série M. A diferença é que o ETC equipa as quatro rodas e não somente as traseiras como nos Range Rovers.

Facão: nome dado pelos off roaders para erosão ou valeta mais profunda. O facão pode se formar por ação natural ou ser provocado pelo trânsito de veículos, que cavam inicialmente a canaleta com os pneus, deixando o local propício para formação de erosões pelo efeito da chuva. Os pneus conhecidos como "frontiera" são os campeões desse tipo de agressão ao ambiente, e são conhecidos como anti-ecológicos pelos estragos que causam.

Full-time 4WD: Veículos que tem a caixa de câmbio equipada com diferencial central, que possibilita o uso do 4x4 até em rodovias. Veículos como o Mitsubishi Pajero e os Jeeps Cherokee possuem este recurso e podem ainda rodar em 4x2, já outros modelos tracionam direto em 4x4, como os Land Rovers, Niva, Subaru 4x4, Lancia 4x4 e Audi 4x4.

Guincho: Equipamento fundamental para incursões off road radicais. As versões disponíveis no mercado são três: mecânico, hidráulico e elétrico. Este último é o mais popular, já que pode ser instalado na dianteira de qualquer veículo, e depende da bateria para funcionar. Com ele é possível arrastar pesos de, por exemplo, 4.000 Kg sem patesca, ou 8.000 Kg com o uso dela. É de uma praticidade incrível em uma trilha ou em expedições para regiões remotas. Veja o site da Warn.

Hi-Lit: Macaco ideal para prática do off road. Pode levantar um veículo até 1,6 metros, facilitando operações de resgate e manutenção.

Inclinação Lateral: É a aptidão do veículo para abordar um trecho inclinado sem tombar. Na verdade os utilitários e SUVs 4x4 não são os mais capacitados para essa manobra, pois são mais altos que os carros de passeio e por conseqüência tem mais dificuldade para manobras em terrenos inclinados. Esta característica varia muito entre os modelos de 4x4 e é sempre recomendável que você conheça os limites de seu 4x4.

Insta Trac: é o nome do sistema usado pela Chevrolet em alguns modelos fabricados no Estados Unidos. Equipa pick-ups como as Blazers, e é um sistema Part Time 4x4, o que significa que não deve ser utilizado em asfalto ou outro piso de aderência plena. Permite a mudança de 4x2 para 4x4 em pleno movimento, e conta com marchas reduzidas.

Part-Time 4WD: A caixa de câmbio não possui diferencial central, e para estes veículos a tração 4x4 deve ser usada somente em situações fora de estrada, evitando o asfalto e estradas de terra muito boas, em altas velocidades. Alguns veículos com este sistema são os Toyota Bandeirante, Nissan Pathfinder, Jeep CJ, JPX, Suzuki Samurai, pick-up Frontier Nissan, pick-up L-200 Mitsubishi.

Patesca: Também conhecida como "catarina", é um componente indispensável para quem vai a uma trilha. É uma roldana ou polia que usada em conjunto com o guincho ou mesmo entre dois veículos, permite que a força empregada no resgate seja duplicada. Com ela, um guincho de 3.000 Kg de força máxima pode conseguir puxar até 6.000 kg. Também é muito útil para redirecionar o cabo de aço em resgates mais complicados no meio da trilha.

Pneus All Terrain ou AT: Pneus aptos a enfrentar terrenos diversos, como asfalto, terra, areia, neve e lama, com razoável desempenho em cada um deles. Normalmente os utilitários e SUVs saem de fábrica com pneus AT.

Pneus Mud Terrain ou MT: Pneus projetados para terrenos lamacentos, com grande distância entre os gomos de borracha. Não são os mais adequados para trânsito em rodovias e altas velocidades, já que a área de contato com o solo é menor.

Positraction: Ou Tração Positiva, é um diferencial que desvia, ou bloqueia, parte da potência da roda que está girando em falso para a outra que tenha alguma tração. Normalmente o índice de bloqueio é de 70%. Algumas pick-ups da Chevrolet como as D-20 e as primeiras S10, vinham equipadas com este sistema. Já a Ford equipa toda a sua linha de pick-ups 4x2 como a F-250 e as Ranger.

Profundidade Máxima de Travessia: É a aptidão do veículo em atravessar um trecho alagado, sem que suas partes vitais sofram qualquer infiltração de água ou lama. Nestes casos o mais importante é manter a entrada de ar do motor, livre de qualquer contato com a água ou lama, pois se o motor aspirar água pode sofrer o calço hidráulico e deixar você a pé.

Quadra Trac: Equipa a linha Cherokee e é um sistema de tração integral 4x4. Seu sistema de acoplamento viscoso controla o torque para cada um dos diferenciais, e permite o tráfego em marchas reduzidas.

Rampa Máxima: É a mais inclinada rampa que um 4x4 pode subir sem que o motor engasgue ou sem que tombe de volta para traz. Esse valor varia entre os modelos podendo ir de 30 a 45 graus.

Real Time: nome do sistema de tração 4x4 da Honda, que equipa os modelos CR-V. O equipamento detecta automaticamente a necessidade de tração total e engata a tração traseira para auxiliar a dianteira a movimentar o veículo.

Roda Livre: É o componente que libera as rodas dianteiras do contato com a transmissão. Com isso ganha-se na economia de combustível e menos desgaste das partes dianteiras, que não são utilizadas em tráfego normal em ruas e estradas com boas condições de trânsito. Existem modelos manuais e automáticos.

Select Traction: Sistema simples de bloqueio, utilizado nos fora de estrada 4x2 da Gurgel. Baseia-se na utilização dos freios de estacionamento traseiros, que são normalmente acionados por um cabo de aço. O sistema é composto de três alavancas, a principal que frea as duas rodas simultaneamente, e mais duas pequenas, que fream uma roda de cada vez. Se uma roda fica girando no ar, ou patinando, o condutor puxa o freio desta roda, fazendo as vezes de um blocante, e o diferencial envia todo o torque para a roda que está em condições de tração.

Shifting On The Fly: Recurso que equipa grande parte dos SUV atuais, possibilita que se engate a tração 4x4 em velocidades que chegam em alguns modelos, a 100 Km/h. Não confundir com o engate da reduzida (low range), que deve se feita sempre com o veículo parado.

Snorkel: Ou tomada de ar elevada, consiste de um tubo que estende a tomada de ar do filtro do motor, para fora do cofre do motor e em posição a mais elevada possível. Com isso consegue-se proteger o motor da entrada de água em travessias mais radicais de rios e áreas alagadas. Para os motores a gasolina ou alcool é necessário um bom isolamento da parte elétrica da ignição, coisa que o diesel dispensa.

Suspensão Independente: Sistema que possibilita que cada roda tenha seu curso de suspensão independente da outra roda. É a configuração para trânsito em estradas e rodovias em altas velocidades, mas nem sempre é a ideal para off road puro já que a altura máxima do solo não é constante.

SUV: Denominação para Veículo Utilitário Esportivo, ou em inglês "Sport Utility Vehicle" Tomada de Força: Localiza-se na caixa de transferência de alguns utilitários. É usada para se instalar equipamentos mecânicos diversos como o guincho mecânico. Nos Jeeps, Land Rovers e Unimogs antigos a tomada de força era muito usada para se instalar bombas d'água, perfuratrizes, escavadeiras, semeadeiras e outros implementos para uso agrícola ou de serviços em obras.

Trac-Lock: Tipo de diferencial que distribui automaticamente o torque entre as rodas traseiras, de modo a garantir a melhor condição de aderência em superfícies de baixo atrito, como lama, areia, etc. Sistema utilizado pela Chrysler nos veículos Jeep.

Transposição Central: É a aptidão do veículo de transpor um obstáculo, como uma lombada sem que as partes inferiores se choquem com ele. Um veículo com distância entre-eixos pequena, como um Samurai ou um Niva tem mais facilidade para enfrentar obstáculos como esse.